O Verdadeiro Problema da Copa do Mundo no Brasil (ou o pior deles)

Image

Por Otávio Ogando

A Copa de 2014 no Brasil vai ser um fiasco. E não é por causa dos estádios. E nem do dinheiro gasto com eles. Não é também por causa da acessibilidade e da falta de estrutura de algumas cidades para receber turista. Não vai ser pelos aeroportos, pela malha rodoviária, ferroviária, hidroviária, metroviário ou  por qualquer meio de transporte deficiente.  Isso a gente da um jeito.

Não vai ser também culpa do teimoso Felipão. Ou da falta de entrosamento dos jogadores, nem dos braços curtos do goleiro Julio César.

A culpa é simples. É única. É clara. Preparados?

O Brasil não tem música para cantar no estádio.  Não tem. Não tem um grito. Um hino. Um refrão. Algo que inspire. Que agrupe. Que levante. Que empurre. Que anime. Que abrace. Que empolgue. Que balance. que entretenha. Que vença uma partida difícil. Isso ficou claro na Copa das Confederações. A torcida queria cantar mas não sabia o que. Apoiou mas poderia ter apoiado mais.

E não subestime o valor de uma música. Cantos moldaram a história do mundo. Elegeram presidentes. Findaram ditaduras. Geraram mitos. Criaram zebras. Proporcionaram viradas. Venceram jogos. Te digo, uma música bem entoada em 50 evitaria o Maracanazo e todos os traumas que vieram em seguida.
A torcida muda sim o resultado dos jogos. Mas só se for ouvida. É por isso que campeonato de Tênis não tem surpresa.

Mas a torcida brasileira não tem música. É, tem umas na real. Tem a melancólica “eu sou brasileiro”, tem o “lele o do Silvio Santos”, o “Brasil papapa” e o clássico “Ei, vai tomar no cú”.  Mais nada. É pouco. É nada. É foda. Em parte, a culpa é da CBF que desacostumou o torcedor brasileiro mandando fora do país a maioria dos jogos da seleção. O vôlei tem uma torcida mais animada porque está sempre jogando aqui.

A música é a exaltação do espírito ufanista que deve brotar em época de copa do mundo. A Argentina tem música pra seleção. A Itália tem. A Alemanha. Até o Chile tem um par de músicas. Mas o Brasil não. É triste. Ver os últimos jogos do Brasil tem sido tão chato quanto ver jogos com portões fechados. Depois do hino, a torcida morre.

Lá fora quem não tem música canta Seven Nation Army. É o famoso Po POPO po popo PO po.  50% das torcidas do mundo fazem isso. E não é só no futebol.  Está funcionando em Miami nas finais da NBA. Daqui a pouco pega aqui. Mas a gente pode mais. Principalmente pela variedade de cantos de times espalhados pelo país.  Tem que escolher um. É montar uma charanga e ressuscitar o Gaúcho, o Bolão, o Fubá! Por onde andará  Dartagnan e sua equipe, campeões olímpicos em 92 com a mítica “Em cima embaixo puxa e vai”?

1991_f_005

E você, vai ficar de braços cruzados vendo essa tragédia?

Agora é a sua vez. Crie uma música, faça um video, bombe nos estádios e salve a Seleção Brasileira.

 

Por Otávio Ogando

2 pensamentos sobre “O Verdadeiro Problema da Copa do Mundo no Brasil (ou o pior deles)

  1. Hector Barbosa disse:

    Primo… por incrível que pareça notei isso no último jogo Brasil X França… notei a falta absurda de barulho principalmente no segundo tempo quando o jogo já estava 1 a zero pra gente…
    Eu sou da época, não citada por você, do: “ô,ôôô, ôôô, ôôô… Brasil” e da época do: “da lhe, da lhe bola, meu canarinho vai sair da gaiola” (copa de 82)… Porém, ambas coincidiram com 2 fatos, o 1o tinhamos exatamente a afinidade entre seleção e torcida, pois todos com excessão de Falcão e Dirceu, jogavam aqui e, outra, a necessidade de mostrar que o povo brasileiro ainda estava e vivo, dado ao regime que tínhamos aqui, leia a letra do Luiz Ayrão (copa 82)…
    Mas concordo contigo, não temos torcida (vide a do Galo por exemplo… hehehehe!), não temos time e não temos ídolo! O que temos é um monte de gente querendo ser celebridade! (em todos os setores… da caxirola ao campo de jogo!).

  2. Dan disse:

    “chama eu”? que musica é essa??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s